Consultar o IPVA SP do seu veículo é uma excelente maneira de verificar quaisquer tipos de irregularidades, e conhecer o valor das taxas cobradas naquele ano. Esse procedimento pode ser realizado de maneira 100% online.
Essa simples prática ajuda aos donos de veículos a evitarem uma série de multas e até mesmo a apreensão dos automóveis ou motos. Contudo, muitos motoristas de São Paulo ainda sentem dúvidas no momento de realizar a consulta de tais valores.
Para ajudar nesse processo, ao longo deste post serão apresentadas informações valiosas sobre o que é o IPVA e como ele pode ser consultado de maneira rápida e prática. Continue lendo:
O que é o IPVA SP?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de São Paulo (IPVA SP) é o tributo estadual cobrado a todos os proprietários de veículos automotores, registrados no estado de São Paulo.
Seu pagamento deve ser efetuado no início de cada ano, por meio de uma cota única ou na modalidade de parcelamento do valor da taxa. Os valores arrecadados pelo IPVA são usados pelo estado para a realização de investimentos nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Além disso, através da regularização desse imposto os motoristas podem transitar pelas estradas sem o risco de sofrerem multas ou terem seus veículos apreendidos, por meio de guinchos.
Como o IPVA é calculado?
Antes de realizar o pagamento do IPVA, os proprietários dos veículos podem conhecer previamente qual será o valor desse tributo. Isso porque, a Secretaria da Fazenda do estado divulga no mês de outubro uma tabela indicando o preço médio das vendas dos veículos praticados no mercado.
Com base nessa tabela, é possível aplicar uma porcentagem e obter o valor final do imposto do IPVA de acordo com cada tipo de veículo. Vale a pena, destacar que em 2018 a porcentagem usada pelo estado foi de 4%, sendo um dos IPVAs mais caros do país.
Como consultar IPVA SP?
Ao acessar o site do IPVA SP, é possível obter uma série de informações relacionadas a datas de pagamento do imposto, por meio do Calendário de Vencimento.
Além disso, é possível realizar a consulta do IPVA ao seguir alguns passos simples, são eles:
1 º Passo: Acesse o site oficial do IPVA 2018 do Estado de São Paulo
2º Passo: Clique no link do final da página principal que indica “Consultar e Emitir Guia do IPVA SP”
3º Passo: Clique no botão “consultar” no campo de “Consulta de Débitos do Veículo”
4º Passo: Insira as informações do seu veículo na parte de “Identificação do Veículo”
Depois disso, serão gerados dados sobre o imposto e a Guia do IPVA. Essa é a melhor maneira de consultar o valor que deverá ser pago para regularizar a situação do seu veículo.
Veja também: Quanto custa um seguro automóvel para Gol?
O que acontece se o IPVA não for pago
Essa é uma das dúvidas mais frequentes de quem precisa pagar esse imposto. De maneira geral, o proprietário que não realiza o pagamento do IPVA do seu veículo será impedido de licenciar o mesmo.
Mas isso não é tudo, os donos dos automóveis e motos deverão pagar juros por atrasos. Os valores dessas taxas irão variar de acordo com cada estado do país, por isso é necessário fazer a consulta no site de cada região.
Um exemplo disso é que no estado de São Paulo, em 2018, a multa por atraso no pagamento do IPVA chegou ao patamar de 0,33% por dia. Isso corresponde a cerca de 10% ao mês. Esse valor é calculado com base na Taxa Básica de Juros da Economia (Selic).
Depois de descobrir o que é o IPVA SP, como é calculado, como consultar e quais são as penalidades para quem não realiza o pagamento deste imposto, você já está apto para realizar a regularização do seu veículo.
Por meio desse imposto, é possível circular não só nas estradas do estado, como também nas principais rodovias do país sem correr o risco de pagar multas ou ter o seu veículo apreendido.
Por essa razão, é importante manter o pagamento deste imposto em dias e consultar a situação do veículo com regularidade. Não deixe de conferir o valor do imposto no site.