Dezembro é o mês em que as pessoas começam a se preocupar com o IPVA valor. Isso porque, é normalmente nessa época que os guias e carnês são disponibilizados para os proprietários de veículos.

Apesar de ser um tributo comum para quem possui um automóvel, ainda existem proprietários que sentem dúvidas quanto ao funcionamento do cálculo e como realizar o pagamento do IPVA.

Se você se enquadra nesse perfil, então continue a leitura para esclarecer suas dúvidas quanto aos valores desse imposto e formas de efetuar o pagamento.

Assim, você conseguirá manter esse imposto regularizado e não ter o seu veículo apreendido . Confira:

Como é calculado o IPVA Valor?

O IPVA valor é muito variável e isso acontece por conta dos atributos escolhidos para determinar a taxa. A primeira coisa que precisamos entender é que esse imposto tem como base o valor venal do veículo.

A cada mês depois do seu lançamento os automóveis vão desvalorizando e o seu preço real começa a diminuir. É com base nesse preço atualizado que o IPVA vai ser calculado, o que o torna mais justo para os proprietários.

Esse preço médio dos veículos é modificado constantemente na Tabela FIPE, sendo um dos principais motivos pelo qual o valor do IPVA quase nunca é exatamente igual. Ainda assim, um mesmo veículo pode ter uma taxa diferente, dependendo da região do país.

Cada estado define a alíquota que vai cobrar. Normalmente, para os carros e caminhões o valor pode ser entre 2% a 4%, já para motos ele fica entre 1% a 6%. Essa porcentagem incide diretamente sobre o preço do veículo na tabela.

É importante lembrar que o valor do seguro obrigatório DPVAT também está incluído na cobrança do IPVA. Em 2018, o custo desse seguro para os carros foi de R$41,40, enquanto para as motos foi R$180,65.

 

Quando é divulgado e como consultar?

O valor do IPVA normalmente é divulgado para a consulta a partir do mês de dezembro do ano anterior, ou seja, atualmente já é possível verificar a taxa para o ano de 2019.

A consulta pode ser feita facilmente pelo site do DETRAN do seu estado. Basta entrar na página e procurar pela aba “Consulta Débito de Veículos”. Clicando nela você será direcionado para preencher um pequeno formulário.

É preciso ter em mãos a placa e o Renavam do veículo. Alguns estados ainda pedem o CPF do proprietário. São dados simples e que podem ser facilmente recolhidos, portanto a consulta é muito rápida.

No mesmo site você poderá imprimir a 2° via da guia de pagamento, caso não tenha recebido pelo correio, e também verificar se possui débitos em aberto.

 

Onde pagar o IPVA valor?

Se ainda estiver dentro do prazo de pagamento, os proprietários de veículos podem pagar o  IPVA em um dos bancos credenciados ou em qualquer casa lotérica. Passado a data, esse processo fica mais complicado, envolvendo alguns passos cansativos.

O IPVA valor pode ser pago nos seguintes bancos:

  • Bradesco
  • Itaú
  • Caixa Econômica Federal
  • Santander
  • Sicoob/Creditran
  • Banco do Brasil
  • Banrisul

Tendo uma conta em qualquer um destes, você pode fazer o pagamento pelo próprio aplicativo do banco, caso ele tenha, o que significa que não é preciso sair do conforto da sua casa.

É importante lembrar que o prazo do pagamento é anunciado pelo DETRAN de cada estado e tem uma ligação com o último número da placa do veículo, por isso não se esqueça de pesquisar a tabela de datas.

Deixar essa conta de lado não é nada viável, já que seu veículo ficará impossibilitado de circular legalmente e poderá ser apreendido por qualquer fiscal de trânsito ou até cassado pelo próprio DETRAN.

 

Entender como funciona o IPVA valor que incide sobre os veículos brasileiros é simples. Como vimos no texto, o valor é determinado com uma alíquota incidente sobre o preço do veículo e nesse cálculo são adicionados o DPVAT e a taxa do DETRAN.

Fazer a consulta dessa taxa e efetuar o pagamento é simples quando você se planeja com antecedência. Além disso, ao fazer essa prática é possível obter descontos no valor final do imposto.  Tudo fica mais fácil se você não deixa o pagamento para a última hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 9 =