O IPVA Moto pode ser um divisor de águas em relação à compra de uma moto usada. A documentação atrasada pode gerar muitas dúvidas, principalmente se o débito do imposto estiver em aberto há muito tempo.

Se você está pensando em comprar uma moto com este tipo de problema, continue lendo o nosso post para descobrir se vale mesmo a pena arcar com o prejuízo do antigo dono.

IPVA Moto: vendem moto com IPVA atrasado?

É possível encontrar no mercado alguém que venda um veículo com o IPVA Moto atrasado? Infelizmente, a resposta é sim.

Facilmente encontram-se vendedores que oferecem a moto por um valor abaixo do esperado, pelo fato desta possuir dívidas. A tentação de adquirir o automóvel pode ser enorme, já que o preço a pagar se torna acessível, mas nesse caso é preciso que o consumidor tenha cautela antes de concluir a compra.

Antes de fechar o acordo e assinar a papelada o cliente deve averiguar se o veículo apresenta algum tipo de restrição ou bloqueio judiciais. Isso evitará futuras dores de cabeça na hora em que o título de propriedade estiver em seu nome.

A dica aqui é que o cliente, consulte o débito em aberto junto ao vendedor da moto e analise os valores reais que aquela compra vai lhe custar.

 

Consequências do IPVA atrasado

Ao comprar uma moto com o IPVA atrasado, o cliente deverá pagar todo o débito, à vista ou em parcelas, para poder dirigir pelas ruas regularizado.

Com a dívida em aberto o cliente ainda terá muitos problemas com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) da região. Quanto maior o valor cobrado, mais complicado será para resolver as pendências do antigo dono.

Caso o imposto esteja em atraso assim que adquirir a moto, o cliente correrá muitos riscos circulando com ela. Essa situação torna a compra completamente inviável.

Em primeiro lugar, se o motorista não estiver com as obrigações tributárias regularizadas, o agente de trânsito pode apreender tanto a moto quanto o seu documento, até que a dívida seja paga. Essa já é uma grande desvantagem para ele.

Além disso, ele ainda pode receber uma multa e a penalidade de 7 pontos na carteira. Resumindo: o motorista terá que desembolsar uma alta quantia, correndo o risco de pegar a multa mais elevada para a sua habilitação e ainda perder a moto.

 

IPVA Moto: Posso comprar uma moto com IPVA atrasado?

É preciso ter em mente, que é possível comprar uma moto com IPVA Moto atrasado. No entanto, é recomendado analisar os prós e contras dessa aquisição. Nesse momento, é crucial que o cliente verifique se o proprietário está oferecendo algum desconto no valor da moto.

Caso isso aconteça, o cliente poderá usar o restante do valor para fazer a quitação integral do débito em atraso do IPVA. Contudo, é importante que ele saiba o valor total do imposto e verificar se vale a pena realizar o investimento.

É recomendado, que se o cliente não tiver como arcar com a despesa extra por agora, deixe de lado a compra ou se organize para ter o dinheiro completo. Não adianta nada comprar uma moto que não poderá usar.

O interessante é que o cliente negocie e abata o valor do débito na compra do veículo, além de se certificar que ele tem os documentos do ano anterior para que a transferência de titularidade seja devidamente preenchida.

Esse é outro ponto importante, pois se não for feito dessa maneira, o cliente terá que recorrer ao antigo dono para se posicionar em qualquer problema que acontecer com a moto e, infelizmente, nada garante que ele irá te ajudar.

Como mencionamos anteriormente, o cliente deve avaliar se negociar o valor da moto e pagar a dívida à vista (onde é possível ter descontos) é melhor financeiramente. Cada caso é um caso.

 

Ao comprar um veículo com o IPVA Moto atrasado você deverá quitar todo o débito, evitando assim gastos e penalidades maiores com apreensão e o reboque. Por isso, como analisamos, só valerá a pena comprar se você puder pagar tudo o mais rápido possível.

Não se engane com o preço ofertado pelo vendedor e procure saber o valor real das dívidas e juros, antes de tomar qualquer decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 4 =