Com o passar dos anos, o número de pessoas inadimplentes tem crescido por inúmeros motivos, entre eles a grave crise econômica que têm colocado o país em situação crítica, gerando a falta de emprego. O dinheiro arrecadado nos impostos deve ser aplicado na manutenção de setores básicos como infraestrutura. Um dos tributos mais presentes na vida dos brasileiros é o IPVA. Mas você sabe como pagar seu IPVA 2017? Vamos te explicar passo a passo como funciona o processo de quitação da sua dívida. Não se preocupe, venha com a gente e se ligue!

Riscos

Primeiro você precisa compreender que seu veículo não será apreendido caso seu imposto não esteja em dia logo de cara. Isso só o ocorrerá se sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) estiver vencida. Calma! Atualmente existe um Projeto de Lei que proíbe a apreensão de automóveis pelo não pagamento de IPVA.

Arrecadação

Embora o imposto seja mal utilizado pelos governos, esse tributo é de extrema importância para o Estado. Só em Minas Gerais foram arrecadados R$ 5,8 bilhões em 2018. O IPVA foi criado na década de 80 e seu valor depende muito da cidade onde seu veículo foi emplacado e do modelo do seu carro. O valor é destinado para investimento em áreas da saúde e também na revitalização de rodovias.

O pagamento precisa necessariamente ser realizado logo no início do ano. O que muitas pessoas não sabem é que em alguns casos, há isenção, como pessoas com deficiência, elas podem solicitar esse benefício.

IPVA 2017 atrasado

O ideal é quitar a dívida em dia, o governo oferece diversas maneiras que facilitam seu pagamento, como parcelamento, descontos que variam com o final da placa e ainda descontos para pagamentos à vista. É importante ficar ciente a respeito dos juros que podem chegar a 1% por cada mês de atraso.

Para quitar suas dívidas de anos anteriores, basta entrar em contato com a Secretaria da Fazenda de onde o proprietário do veículo reside. Depois disso é preciso se informar como é feita a negociação para a quitação. Em algumas cidades, o munícipe tem a opção de pagar o valor pendente pela internet, com opções de parcelamento. É bem simples.

Como faço para não atrasar o meu IPVA?

Conforme mencionamos, o valor do IPVA é calculado com base no ano, modelo, marca e a cidade de onde o veículo foi emplacado. Por isso uma porcentagem será destinada ao município.

Para evitar atrasar suas contas, é primordial que você estabeleça um planejamento financeiro a longo prazo, só assim terá controle dos seus gastos e lucros ao longo dos meses. Esse é o melhor caminho para não cair na inadimplência e acabar sofrendo as consequências depois.

Saiba aproveitar os benefícios que o governo dispõe em relação à facilidade de pagamento. Dessa maneira ficará bem mais fácil para que o valor do imposto não pese no seu bolso ao decorrer dos dias.

Agora você já sabe como pagar seu IPVA 2017! Entre em contato com a Secretaria de seu município e quite já sua dívida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 7 =